O título do papo de hoje não se refere a ré de um carro, quando queremos que ele se movimente para trás. O RE desse papo fala de futuro e de sabedoria. Ele fala da consciência de que temos uma responsabilidade com a vida e com a propagação dessa vida. A sua renovação. O prefixo “re” significa uma ação repetida, “de novo”, “novamente”. Renovar a vida é torná-la nova de novo. Portanto, não estamos dando ré na vida…
A educação no século 21 tem um papel muito importante na renovação da vida. Ela trabalha a sustentabilidade em suas raízes porque entende o poder do pensamento e da ação coletiva para a renovação do planeta. A sustentabilidade inunda a educação porque assume a identidade planetária do indivíduo e a importância dessa consciência. A consciência planetária no indivíduo o faz parte de um todo e grita aos quatro cantos do mundo que ninguém é sozinho e que estamos todos interconectados.
Projetos de sustentabilidade começam na escola e entram em nossas casas porque é urgente que cuidemos de nossa casa: a Terra. Reduzir, reutilizar e reciclar são aprendizagens comuns no universo de nossos filhos. Eles são vivenciados nas escolas diariamente. Como podemos tornar essas três palavras mais presentes no dia a dia de nossas casa e vidas? Como podemos cuidar de nosso futuro e assegurar que recicláveis não vão parar no meio ambiente, nos oceanos, por exemplo?
Algumas ideias que podem ajudar a nossa tarefa:
- Evite uso de plásticos descartáveis nas lancheiras. Tente utilizar potes reutilizáveis, garrafas para água e suco que possam ser lavadas e reutilizadas.
- Brinquedos de plásticos podem ser doados e fazer a alegria de outras crianças.
- Que tal fazer uma gincana no supermercado? Quando for fazer compras, desafie seus filhos a achar produtos com embalagens recicladas.
- Ou fazer uma corrida ao reciclável em casa! Que tal? Ganha a criança que trouxer o maior número de objetos que não são usados e podem ser reciclados ou reaproveitados.
- Ensine seus filhos sobre coisas básicas: o que é e o que não é reciclável?
- Recicle seu lixo.
- Você pode até fazer cartazes sobre reciclagem com seu filho e distribuir entre os seus vizinhos.
Bem, essas são algumas ideias simples que conectam o trabalho de sustentabilidade feito na escola com o que você e seu filho podem vivenciar em família. Lembre-se: restabelecer o círculo virtuoso da vida e do equilíbrio planetário é responsabilidade de cada um de nós. Afinal, somos interconectados e responsáveis pelo renascimento da vida na Terra. E como muito se fala: não temos um planeta B. A hora de fazer acontecer é agora.