Com o advento da tecnologia, aprender ultrapassou o espaço escolar e transformou o espaço de aprendizagem em algo simplesmente global. O conhecimento parece que bate à nossa porta e precisamos estar atentos e preparados para lidar com esse amigo, muitas vezes desconhecido, que insiste em nos visitar e, até morar em nossos lares. Sim, porque o conhecimento está a um toque nos nossos celulares e no dos nossos filhos, por exemplo. Há vantagens e desvantagens nessa aproximação. No entanto, quando a parceria entre escola e família é estimulada e forte, as vantagens sobressaem e impactam positivamente o aprendizado de nossos filhos.
Uma das grandes mudanças pós-pandêmicas no ensino foi o fortalecimento do ensino híbrido. O que isso quer dizer? Híbrido é uma palavra que traz a ideia de algo que é composto de elementos diferentes. Um carro híbrido, por exemplo, funciona com eletricidade e combustível. Aprendizagem híbrida envolve os componentes, sala de aula e tecnologia, com o objetivo de ampliar as possibilidades de aprendizagem significativa para o aprendente. Essa modalidade de ensino se baseia na interação em sala de aula entre professores, alunos e comunidade escolar e busca oportunidades de aprofundamento em casa, através da tecnologia.
O ensino híbrido traz o balanço entre as interações necessárias para que a aprendizagem ocorra. Através de plataformas Richmond Learning Platform (RLP) e biblioteca de leitura Richmond iRead (acesso através da RLP), o aluno pode encontrar oportunidades de protagonizar seu aprendizado individual, no seu próprio ritmo para, depois, interagir com colegas e professores e sedimentar, questionar, trabalhar esse conteúdo de forma dinâmica e ativa.
O ensino híbrido dá ao aprendente oportunidades para trabalhar no seu ritmo com a chance de ter tarefas mais personalizadas ao seu estilo de aprendizagem, porque nem todo mundo aprende mais interagindo. Alguns alunos precisam de mais tempo de trabalho individual e individualizado para se sentirem aptos a uma exposição mais interativa em sala de aula. Aí está mais uma vantagem do ensino híbrido: ele dá mais chance de prática e treino. Ele também ajuda o aluno a desenvolver seu manejo de tempo e sua organização porque ele inspira mais independência. Quando bem-preparado para vivenciar o ensino híbrido, o aprendente consegue estar mais preparado para as interações que vão ressignificar o conteúdo através de ações colaborativas em sala de aula. Como mencionado anteriormente, preparar o aluno para vivenciar o ensino híbrido é um trabalho de parceria entre escola e família. Uma parceria que exige confiança e escuta de ambas as partes para que o uso dessas atividades extras de leitura e aprendizagem possam realmente proporcionar um crescimento para o aluno integralmente. Então, se você pensar no vocábulo híbrido e seu significado, você poderá ver a chance que nossos filhos têm de crescer em expansão, com várias possibilidades de direção para seu futuro. Um futuro que eles mesmos estarão construindo. Então, eles estarão voando alto!