“Família, família
Papai, mamãe, titia
Família, família
Almoça junto todo dia
Nunca perde essa mania
[…]Família, família
Vovô, vovó, sobrinha
Família, família
Janta junto todo dia
Nunca perde essa mania”
Você se recorda dessa música do Titãs? Lançada em 1986, a canção, que continua popular até hoje, é uma das mais lembradas quando se trata das relações familiares. E que melhor momento para relembrar essa música e valorizar os laços familiares do que o Dia Internacional da Família, celebrado anualmente em 15 de maio?
Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993 e comemorado pela primeira vez no ano seguinte, o International Day of Families é uma data que visa ressaltar as principais responsabilidades de uma família e sua importância no desenvolvimento de cada pessoa. Na prática, esse também é um momento de celebração. Uma oportunidade valiosa de vivenciar, em pequenas atitudes, a união, o amor, o afeto e o cuidado que permeiam os relacionamentos familiares.
A família transcende a ideia de ser um porto seguro; é um ambiente onde se constrói o sentimento de pertencimento, onde se estabelece o início da socialização dos nossos filhos e se inicia uma valiosa jornada de aprendizagem, desenvolvimento humano e formação de indivíduos. Em outras palavras, é no ambiente familiar que construímos nossos primeiros vínculos e relações, que serão importantes ao longo de toda a vida.
Além de ser a instituição responsável por transmitir valores, crenças, tradições e normas culturais que ajudam a moldar a identidade das crianças e adolescentes, fornecendo uma base sólida para o desenvolvimento moral e ético dos filhos, a família também é o principal sistema de apoio emocional entre seus membros. Nela residem o conforto, a segurança e o amor incondicional, elementos cruciais para a criação de um ambiente estável que promove o desenvolvimento da autoestima e na capacidade de lidar com desafios emocionais.
É no convívio familiar que aprendemos, um com o outro, habilidades fundamentais para estabelecer relacionamentos saudáveis ao longo da vida. Ao passo que ensinamos nossos filhos, também aprendemos a respeitar, se comunicar, ter empatia, colaborar e resolver conflitos. Isso tudo, claro, sem deixar de lado as oportunidades de estimular o desenvolvimento cognitivo de nossas crianças e dar apoio emocional, físico e acadêmico sempre que necessário.
No fim das contas, na família, o que importa mesmo é estar juntos! Seja hoje, no Dia Internacional da Família, ou em qualquer outra ocasião sem algo especial ou extraordinário. Porque extraordinário mesmo é poder desfrutar de momentos simples e criar memórias deliciosas com quem mais amamos.
Então, que tal criar uma memória em família agora mesmo? Nossa sugestão é reunir a galera na cozinha e, juntos, preparar um saboroso bolo de cenoura para o café da tarde!
Você vai precisar de:
- 1/2 xícara (chá) de óleo;
- 3 cenouras médias raladas;
- 4 ovos;
- 2 xícaras (chá) de açúcar;
- 2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo;
- 1 colher (sopa) de fermento em pó.
Para a cobertura:
- 1 xícara (chá) de açúcar;
- 4 colheres (sopa) de chocolate em pó;
- 1 colher (chá) de manteiga;
- 1 xícara (chá) de leite.
Modo de preparo:
- Em um liquidificador, misture a cenoura, os ovos e o óleo;
- Acrescente o açúcar e bata novamente por 5 minutos;
- Adicione a farinha de trigo e depois misture novamente;
- Acrescente o fermento e misture a massa lentamente com uma colher.
- Asse em um forno preaquecido a 180° C por, aproximadamente, 40 minutos.
Cobertura:
- Em uma panela, misture os ingredientes e leve ao fogo baixo;
- Deixe ferver até obter uma calda grossa. Retire do fogo e espalhe ainda quente sobre o bolo assim que retirá-lo do forno.
Agora é só degustar o bolo – e o momento!