A história da língua inglesa é muito rica e nos leva a uma viagem de centenas de anos, passando por diversas fases e transformações que reverberam na forma como conhecemos o Inglês nos dias de hoje.
Desde a sua origem nas tribos germânicas, como uma língua falada por poucas pessoas, o Inglês passou por grandes evoluções, alterações e influências do Latim e do Francês. Além disso, o Império Britânico, ajudou a espalhar a língua pelo mundo e fez do Inglês um idioma mundialmente reconhecido, adotado hoje como língua universal e idioma oficial em diversas nações.
Neste texto vamos apresentar de forma breve a história da língua inglesa, suas fases, mudanças que ocorreram do Inglês Antigo para o Inglês Moderno, figuras importantes para a sua transformação e como a língua ainda pode mudar daqui em diante. Confira!
A história da língua inglesa
Muitos eventos históricos acompanham a trajetória evolutiva da língua inglesa, passando por invasões e conquistas de territórios que trouxeram diversas influências culturais para, os quais moldaram a sua forma e a maneira como conhecemos o Inglês atualmente .
Para compreender melhor a história da língua inglesa, vamos dividi-la em três períodos: Inglês Antigo, Inglês Médio e Inglês Moderno.
Fases da língua inglesa
Do século V ao século XI, tivemos o surgimento e as primeiras evoluções do Inglês Antigo, conhecido também como Anglo-Saxão, período em que as invasões anglo-saxônicas, dos povos vikings e normandos, exerceram fortes influências para as primeiras transformações da língua, caracterizada na época por uma gramática complexa e ortografia predominantemente fonética.
A partir do século XI, entramos no período do Inglês Médio, aqui influenciado pela conquista dos povos da Normandia, que traziam referências do Francês Antigo. A combinação deste com o Inglês Antigo resultou em uma variedade de palavras e estruturas misturadas na língua, o que trouxe a simplificação da gramática e uma presença maior do Francês no vocabulário da língua inglesa.
Do século XVI em diante entramos no Inglês Moderno, um período que se combina com a expansão mundial do Império Britânico e com o avanço da colonização e das relações comerciais entre países.
Com influências do Latim, do Grego e do Espanhol, o vocabulário da língua inglesa se expande e se diversifica de maneira grandiosa, o que também favorece sua popularização mundial.
Mudanças do Inglês Antigo para o Inglês Moderno
A trajetória evolutiva do Inglês Antigo para o Inglês Moderno envolve um processo de transição de séculos, partindo da época do Renascimento e do surgimento da imprensa e combinando uma série de influências e mudanças linguísticas.
Na era renascentista, popularizou-se um movimento que buscava valorizar o conhecimento de línguas como o Latim e o Grego, que carregavam o protagonismo como línguas clássicas. Ambos influenciaram diretamente o surgimento de novas línguas como o Inglês, que emprestou destas grandes referências e uma parte considerável do seu vocabulário.
Nesse mesmo período, teve início um processo de destaque para a escrita, trazendo para o Inglês Antigo as primeiras padronizações de normas gramaticais.
A partir do século XV, com a invenção da imprensa cunhada por Johannes Gutenberg, potencializa-se a produção em massa de novas mídias como livros e jornais. Com isso, a escrita se coloca como uma protagonista ainda mais forte na disseminação das línguas, beneficiando a popularização do Inglês Moderno e garantindo a diversas culturas e nações ao redor do mundo um maior acesso à língua escrita.
Essa inovação tecnológica, permite também que a ortografia da língua seja padronizada com maior facilidade por meio do trabalho dos impressores que envolveram as regras e convenções gramaticais específicas na escrita das novas mídias.
Com essas inovações, a língua inglesa vive uma evolução gradual, com a sua gramática se tornando mais simples e garantindo uma comunicação mais clara das suas características específicas, com um vocabulário mais rico e carregado de termos novos formados a partir de diversas referências.
Figuras importantes para a transformação do inglês
A história da língua inglesa conta também com diversas figuras que foram essenciais para a evolução e transformação da língua inglesa tal qual a conhecemos hoje.
Com uma atuação importante na tradução de obras literárias, na disseminação do inglês por meio da imprensa e na própria padronização da língua em suas características específicas, tais figuras fizeram do Inglês um dos idiomas mais influentes do mundo. Vamos conhecer algumas delas:
Rei Alfredo, o Grande: conhecido pelo seu governo do reino de Wessex entre os séculos VIII e IX, o Rei Alfredo defendeu o aprendizado da língua inglesa e teve grande papel no incentivo às traduções de obras literárias, do Latim para o Inglês Antigo, estabelecendo o Inglês como uma língua literária.
William Caxton: comerciante e impressor do século XV, Caxton foi um dos grandes responsáveis por introduzir a imprensa na Inglaterra e realizar as primeiras impressões de livros em inglês, iniciando com a obra The Canterbury Tales, de Geoffrey Chaucer. Isso garantiu à população o acesso à leitura em língua inglesa, contribuindo muito para a padronização ortográfica da língua.
Samuel Johnson: no século XVIII, Johnson transformou a língua inglesa com a publicação do dicionário A Dictionary of the English Language, que teve um papel fundamental na fixação ortográfica da língua e na definição das palavras em Inglês.
Poetas e escritores
Muitos poetas e escritores também tiveram papel essencial na história da língua inglesa. Eles influenciaram o vocabulário, a gramática e a estrutura da língua, além de trazerem transformações para a literatura, a cultura e a sociedade inglesa com suas obras, que seguem como material de estudo até os dias de hoje. Vamos conhecer alguns deles:
William Shakespeare: mundialmente conhecido por suas peças teatrais datadas do século XVI, o trabalho de Shakespeare com a língua inglesa trouxe contribuições claras para o desenvolvimento do Inglês Moderno, com a introdução de palavras e expressões que encontraram lugar definitivo na comunicação cotidiana do idioma.
Geoffrey Chaucer: no século XIV, Chaucer lançou sua obra-prima The Canterbury Tales. O livro é considerado uma das primeiras obras literárias em Inglês Médio, influenciando diretamente o desenvolvimento da prosa e trazendo consideráveis expansões para o vocabulário da língua.
Outros nomes que não podemos deixar de citar são escritores como John Milton, John Donne e William Wordsworth, que têm suas histórias marcadas na transformação da língua inglesa. Eles são considerados pioneiros das poesias que expandiram os limites da linguagem e da métrica poética da língua inglesa.
Estudiosos
A academia também teve papel primordial na evolução e transformação da língua inglesa ao longo dos séculos.
Uma figura de grande destaque nesse quesito é o filósofo e estudioso britânico do John Locke, que, no século XVII, marcou o seu nome no cenário político e intelectual como uma figura central do movimento iluminista. Em seus trabalhos ele defende o uso mais claro e conciso da linguagem, com protagonismo das características da língua inglesa, resultando em um forte desenvolvimento do Inglês Moderno.
Como a Língua Inglesa pode mudar daqui em diante?
Desde o Inglês Antigo até o Inglês Moderno, o idioma viveu e continuará vivendo muitas evoluções, ainda mais em um cenário crescente de influência que a língua está tomando nos rumos da globalização e dos avanços tecnológicos, que trarão impactos significativos para a transformação da língua.
No cenário de um mundo globalizado, pessoas de diferentes culturas e nações estão cada vez mais próximas graças ao acesso a novas formas de comunicação amplamente difundidas, que promovem uma enorme integração entre os falantes da língua inglesa, sejam eles nativos ou não.
Este amplo contato leva a constantes variações da língua, que cresce em um processo de adaptação e renovação constantes.
Além disso, as mídias sociais se mostram cada vez mais protagonistas nesse processo de transformação linguística, com novas tecnologias de tradução e comunicação.Dessa forma, favorecem o surgimento de novos códigos de linguagem que se disseminam em uma velocidade muito maior do que em qualquer outra era vivida pela humanidade e encontram lugar fértil para se adaptarem e se incorporarem à nossa comunicação cotidiana.
Conclusão
Nesta breve viagem que fizemos pela rica história da língua inglesa, observamos como os eventos históricos de invasões, conquistas e influências culturais, foram importantes para moldar a forma e as características da língua, desde o Inglês Antigo, passando pelo Inglês Médio até chegarmos ao que conhecemos hoje como Inglês Moderno.
Além dos eventos históricos, figuras ilustres como poetas, escritores, estudiosos e profissionais diversos tiveram um papel essencial que provocou mudanças na língua inglesa ao longo dos séculos. Seus importantes trabalhos de tradução de obras literárias, de disseminação da imprensa e de padronização da língua influenciaram e enriqueceram o vocabulário, a gramática e a estrutura do Inglês, contribuindo para o desenvolvimento e a evolução contínua da língua e tornando-a um dos idiomas mais falados e influentes do mundo.
Para o futuro, considerando toda a trajetória da língua inglesa e o advento das novas tecnologias em nível global, podemos concluir que o Inglês continuará a evoluir se adaptando a diferentes necessidades e contextos das diversas culturas ao redor do mundo, absorvendo novas variantes e dialetos e se perpetuando cada vez mais como uma língua global.
Gostou deste conteúdo? Então, conheça a Richmond Solution: a solução ideal para a escola que busca um ensino integral de idiomas!