Como desenvolver e aprimorar a escrita em inglês?

Três crianças em um ambiente escolar, praticando a escrita com um livro sobre a mesa. Ao fundo, um mapa mundi como papel de parede.

Desenvolver a linguagem escrita é um aspecto fundamental da comunicação, que faz parte do processo de apropriação global do idioma e garante ao estudante a confiança necessária para se comunicar de forma fluida e coesa em uma língua estrangeira, como o inglês.

Além de enriquecer a aprendizagem integral do estudante em um novo idioma, desenvolver a habilidade da escrita é uma prática muito importante para abrir oportunidades para o aluno durante o seu contato com a língua inglesa, preparando-o para se comunicar de forma completa e eficiente no contexto acadêmico, social e profissional.

Dada a importância da escrita, é comum encontrarmos estudantes que apresentam grandes dificuldades nessa habilidade, principalmente os alunos que estão tendo os primeiros contatos com a língua inglesa. 

No entanto, existem diversas estratégias e práticas que podem ser aplicadas para desenvolver a escrita do aluno de forma gradativa e significativa.

No texto abaixo, vamos tratar mais detalhadamente dos desafios que os estudantes encontram no aprendizado da escrita em inglês, explorando a importância de praticar constantemente o writing dentro e fora da sala de aula. Confira!

O que é o writing?

A habilidade de escrita, ou writing, é muito importante no aprendizado de idiomas em geral, e assim acontece também no aprendizado da língua inglesa.

Além de auxiliar o estudante a se comunicar com clareza e coerência, o writing é uma prática muito importante para desenvolver a capacidade de escrita do estudante, praticar o vocabulário, a gramática e a capacidade de estruturar frases, absorvendo os conhecimentos da língua inglesa com maior facilidade.

Entre os diversos benefícios do writing, alguns que destacamos são:

Correção imediata dos erros: a escrita permite identificar e entender falhas de forma mais ágil e visível.

Feedback construtivo: permite que os estudantes reflitam sobre as suas escolhas linguísticas e vícios de linguagem, identificando onde estão os seus erros.

Alunos mais confiantes: refletir sobre os seus erros melhora a qualidade da escrita e aumenta a autoconfiança do estudante na sua comunicação em inglês.

Prática vital no processo de aprendizado: o writing proporciona tanto o desenvolvimento das habilidades de escrita quanto o entendimento profundo da língua em estudo.

Desafios no aprendizado da escrita em inglês

São vários os desafios que os estudantes enfrentam e as dificuldades que eles apresentam durante o desenvolvimento das suas práticas de escrita, destacando-se na maioria dos casos:

  • a complexidade das estruturas gramaticais da língua;
  • a dificuldade em expandir o vocabulário; 
  • a resistência a erros.

Praticar a escrita constantemente é uma estratégia das mais recomendadas para superar esses desafios e corrigir as dificuldades, além de proporcionar uma imersão significativa do estudante no idioma, garantindo a ele uma fluência natural no desenvolvimento do vocabulário.

Assim, colocando em prática o writing de forma constante, os alunos melhoram a capacidade de expressar ideias e absorvem regras da língua e das estruturas frasais com maior facilidade e naturalidade.

Importância de praticar dentro e fora da sala de aula

Para consolidar o aprendizado da escrita, a prática deve ser constante, dentro e fora da sala de aula. Trabalhar tanto a leitura quanto a escrita diariamente é uma atitude que ajuda o aluno a absorver naturalmente diferentes estilos de comunicação e ampliar o seu repertório de palavras e expressões, além de tornar a língua inglesa mais familiar.

Praticando os ensinamentos da teoria, o estudante consegue perder o medo da folha em branco, estimulando a criatividade e a fluência da sua comunicação, ao mesmo tempo em que melhora o domínio da gramática ao praticar as estruturas frasais em diversos contextos e situações.

Dicas para estudar e treinar o writing

Reunimos abaixo algumas dicas para praticar o writing diariamente:

Diário pessoal: escrever todos os dias, em inglês, sobre as suas experiências e vivências é uma forma muito interessante e eficaz de trabalhar a fluência e o vocabulário do aluno.

Blog: compartilhar suas ideias e pensamentos em outro idioma com outros leitores em plataformas online é uma forma de utilizar as novas mídias de comunicação a favor do aluno, permitindo também receber feedback dos seus leitores de forma mais dinâmica.

Resumos: praticar a síntese das ideias dos conteúdos que o estudante lê diariamente é uma forma lúdica de aplicar seus conhecimentos de gramática e treinar a capacidade de articular ideias com coesão.

Leitura em voz alta: ler seus próprios textos escritos em inglês em voz alta permite identificar e corrigir erros e vícios de linguagem com maior facilidade.

Aplicativos de escrita: atualmente os estudantes têm diversas ferramentas digitais à sua disposição que podem ser muito úteis para praticar o writing, oferecendo correções em tempo real.

Como os professores e gestores podem incentivar o writing?

No desenvolvimento do writing os professores e gestores têm um papel muito importante, pois são capazes de potencializar o aprendizado prático dos estudantes ao proporcionar ambientes de aprendizado acolhedores e colaborativos.

Quando trabalham com feedbacks construtivos, os educadores auxiliam os alunos na identificação dos seus próprios erros na construção de frases, gramática e vocabulário, além de apontar em quais áreas os estudantes estão se destacando, valorizando os seus saberes e incentivando o desenvolvimento gradativo.

Ao oferecerem orientações claras para o aluno sobre como melhorar a escrita, os educadores se utilizam dos erros como oportunidades de aprendizado, valorizando a capacidade de superação do aluno. Eles podem envolver toda a turma em atividades de revisão coletiva, fazendo com que os estudantes aprendam uns com os outros.

Ferramentas digitais para trabalhar a escrita

Diversas ferramentas digitais podem ser utilizadas para aprimorar o writing. Destacamos abaixo algumas das mais utilizadas:

Grammarly: um assistente de estilo e correção gramatical que identifica erros de gramática, pontuação e estilo, sugerindo melhorias em tempo real.

Hemingway: ferramenta que ajuda a tornar a escrita mais clara e concisa ao destacar frases complexas e passivas, ajudando a simplificar a expressão escrita.

Write & Improve: fornece feedback imediato sobre os textos, permitindo que os alunos pratiquem o writing e melhorem suas habilidades com maior interação.

Mulher sorridente olhando para uma criança escrevendo em um caderno sobre a mesa. Há outras crianças desfocadas ao fundo em um ambiente escolar.

Conclusão

Nesse texto, vimos como o writing é uma habilidade essencial para os estudantes no desenvolvimento da comunicação e compreensão integral da língua inglesa.

A prática da escrita ajuda o estudante a se comunicar com clareza, praticar o vocabulário, a gramática e a capacidade de estruturar frases, tornando mais fácil para o aluno absorver os conhecimentos teóricos da língua inglesa e aplicá-los na prática da sua comunicação diária.

No processo de desenvolver a escrita, os estudantes trabalham os seus conhecimentos por meio da correção contínua, que lhes permite identificar sozinhos os seus erros, se apropriando da forma correta da língua e, consequentemente, trazendo maior confiança para o seu processo comunicacional como um todo.

Representando grandes desafios e dificuldades para uma parcela considerável de estudantes da língua inglesa, a escrita geralmente envolve a superação de questões como a complexidade das estruturas gramaticais, a dificuldade em expandir o vocabulário e a resistência a erros.

Para superar esses desafios, existem práticas diversas de escrita que os estudantes podem aplicar diariamente para tornar essa experiência menos trabalhosa e mais prazerosa, como a escrita de diários pessoais, textos em blogs online, escrita de resumos de livros ou trechos de textos, leitura em voz alta, compartilhamento de textos com colegas de sala de aula e tantas outras estratégias que podem potencializar o seu writing e, consequentemente, sua comunicação em inglês para a vida!

Gostou deste conteúdo? Então, conheça a Richmond Solution: a solução ideal para a escola que busca um ensino integral de idiomas!

Artigos Relacionados

Menu