Entre as diversas ferramentas e estratégias para o aprendizado de uma nova língua, os filmes em inglês têm se destacado como uma abordagem eficaz por sua capacidade de engajar os estudantes e tornar o aprendizado mais atraente e envolvente.
Os educadores encontram nas produções cinematográficas uma oportunidade única de proporcionar aos alunos a prática da escuta na língua inglesa em contextos reais, além de envolvê-los em uma experiência imersiva, conectando-os com elementos culturais e linguagens diversas em situações cotidianas.
No contexto escolar, os filmes em inglês ultrapassam a barreira do entretenimento e se tornam recursos didáticos muito eficientes, com a intenção de despertar o interesse dos alunos e facilitar a compreensão de conceitos envolvendo vocabulário, expressão oral e estruturas gramaticais da língua.
No texto a seguir, vamos falar sobre a importância das atividades lúdicas e dos filmes em inglês como uma ferramenta eficaz para o aprendizado da língua, além de apresentar sugestões de filmes que não apenas entretêm, mas também promovem uma imersão linguística e cultural.
Boa leitura!
A importância das atividades lúdicas para o aprendizado
Capazes de tornar o aprendizado mais envolvente e eficaz, as atividades lúdicas são ferramentas muito importantes no processo de ensino e aprendizagem, especialmente para o estímulo à criatividade e curiosidade dos alunos, além de promoverem a criação de um ambiente mais descontraído para o aprendizado.
Seja por meio de jogos, dinâmicas em grupo, dramatizações e tantas outras formas de atividades lúdicas, os alunos praticam o conteúdo estudado de forma mais dinâmica e divertida, tornando a experiência educacional mais significativa e complementando os métodos tradicionais de ensino.
Entre as diversas possibilidades de atividades lúdicas aplicadas ao ensino de idiomas, especialmente da língua inglesa, a utilização de filmes em inglês se destaca entre a preferência dos educadores por sua capacidade de envolver os alunos na expansão do vocabulário e promover uma maior compreensão cultural.
Além de estimular o aumento na retenção de informações, o aprendizado de inglês através dos filmes acontece também pela assimilação de expressões idiomáticas e gírias, um conhecimento essencial para que os estudantes possam se comunicar fluentemente e com naturalidade no novo idioma.
Como aprender inglês com filmes?
Para promover um aprendizado real através da exibição de filmes em inglês é interessante, antes de reproduzi-los para os alunos, compartilhar com eles as informações sobre a produção, envolvendo-os na história e despertando o seu interesse previamente.
Durante a exibição do filme, também é muito benéfico trabalhar com a utilização de legendas em inglês a fim de que os estudantes assimilem os diálogos e a forma como o vocabulário é trabalhado, associando os sons corretos à grafia das palavras e expressões.
Também é válido incentivar os estudantes a anotar, enquanto assistem ao filme, as possíveis dúvidas sobre palavras, expressões e seus significados ou aplicações na comunicação, permitindo-lhes enriquecer o vocabulário.
Além disso, é essencial que os professores façam a escolha adequada de filmes de acordo com a faixa etária e o nível de proficiência dos alunos e que também desperte o interesse deles, tornando essa experiência de aprendizado mais significativa e engajadora.
Quais são os melhores filmes para aprender inglês?
Buscando possibilitar uma experiência única de aprender inglês, mesclando diversão e aprimoramento do vocabulário e da compreensão auditiva, listamos alguns filmes que refletem uma diversidade cultural e linguística como possíveis opções para os professores utilizarem na sala de aula:
The Pursuit of Happyness (À procura da felicidade): um filme emocionante que apresenta diálogos simples e práticos, ideais para ampliar o vocabulário relacionado à vida cotidiana e às emoções, com uma história inspiradora que ajuda na compreensão do inglês em contextos desafiadores.
Forrest Gump: com uma narrativa cativante, o sotaque do protagonista oferece uma boa variedade de palavras e expressões idiomáticas, utilizando temas recorrentes na história que favorecem a discussão e a prática da compreensão auditiva.
Finding Nemo (Procurando Nemo): um divertido filme de animação perfeito para iniciantes, pois apresenta uma linguagem clara e acessível, com interações entre os personagens que ajudam no aprendizado de vocabulário sobre amizade, família e aventuras.
Coco (Viva: A Vida é uma Festa): animação que celebra o Dia dos Mortos no México, oferece um olhar sobre tradições culturais e a importância da família, ao mesmo tempo que ensina expressões informais em inglês.
Importância dos filmes em inglês para o aprendizado da língua
São diversos os benefícios que os filmes em inglês podem trazer para o aluno:
- imersão cultural e linguística autêntica;
- enriquecimento da experiência;
- melhora da compreensão auditiva;
- contato com diferentes sotaques, gírias e expressões idiomáticas em contextos reais;
- expansão do vocabulário;
- assimilação de novas palavras e frases de forma natural;
- incentivo à expressão oral;
- prática da pronúncia e entonação repetindo diálogos ou discutindo enredos;
- aprendizado divertido e eficaz através do entretenimento;
- captura da atenção e do interesse.
Conexão com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
No cumprimento dos objetivos educacionais prescritos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a utilização dos filmes em inglês em sala de aula é altamente recomendada para proporcionar o desenvolvimento de habilidades como compreensão auditiva, análise crítica e expressão oral.
Ao combinar o aprendizado com as produções cinematográficas, os professores garantem aos alunos a oportunidade de interpretar enredos, identificar temas e discutir sobre os personagens em inglês, enriquecendo sua capacidade de análise e estimulando a expressão oral em debates e trocas de opiniões sobre o conteúdo visto.
Além disso, apresentar aos alunos filmes que oferecem diversidade cultural contribui para desenvolver sua capacidade de reflexão sobre a sociedade, permitindo-lhes reconhecer e valorizar diferentes perspectivas e experiências.
Conclusão
Existem vários recursos, metodologias, ferramentas e abordagens pedagógicas capazes de potencializar o aprendizado de um segundo idioma. No caso do inglês, como vimos ao longo deste texto, a utilização de filmes em sala de aula é uma maneira muito eficiente de desenvolver o conhecimento dos alunos.
Favorecendo a compreensão da língua, a expressão oral e o vocabulário, além de fazer os estudantes imergirem no contexto de outra cultura, os filmes em inglês são grandes aliados dos educadores, tornando o aprendizado mais estimulante e complementando os métodos tradicionais de ensino.
Gostou deste conteúdo? Então, conheça a Richmond Solution: a solução ideal para a escola que busca um ensino integral de idiomas!