Can e could: conheça os verbos modais

Menina escrevendo em um quadro branco com um marcador

A língua inglesa possui diversos elementos fundamentais para uma comunicação coesa e fluida, tanto para falantes nativos quanto não nativos. Entre eles, um elemento que se destaca são os verbos modais.

Os verbos modais são conhecidos por expressar ideias de possibilidade, habilidade, permissão, solicitação e também proibição. Os mais comuns são os verbos can e could, expressam ideias parecidas para falar sobre habilidades e possibilidades.

É importante destacar que esses verbos possuem diferenças, sutis entre si e que podem gerar alguma confusão entre os estudantes, além de criar situações de incompreensão na comunicação quando usados de forma inadequada.

Neste texto vamos nos aprofundar nos verbos modais, com foco em detalhar as principais diferenças e semelhanças entre can e could, apontando como utilizá-los da forma correta, além de trazer dicas para facilitar a compreensão do uso dos verbos modais. Confira!

O que são verbos modais?

No inglês, os verbos modais são um tipo de verbo auxiliar que carrega consigo a característica de expressar significados e funções diversas e que geralmente antecede outro verbo, chamado de principal, modificando o seu sentido.

Entre as características dos verbos modais podemos destacar que eles não se diferem na conjugação para pessoas e números, não possuem uma forma no infinitivo e também não são utilizados como o verbo de destaque nas frases.

Sendo assim, como falamos anteriormente, os verbos modais são utilizados para expressar ideias específicas de habilidade, possibilidade, obrigação, permissão, suposição, pedido, sugestão, vontade ou desejo. São eles: can, could, be able to, may, might, must, have to, would e will.

Para que servem can e could?

Dois estudantes, um homem e uma mulher, conversando e estudando juntos em uma sala de aula.

Agora que já discorremos sobre o conceito dos verbos modais e mostramos quais são eles, vamos falar sobre os dois verbos modais mais populares e que aparecem com maior frequência na comunicação cotidiana, sendo comum a confusão entre eles quanto ao seu uso adequado: can e could.

Ambos os verbos têm a função de expressar capacidade ou habilidade, mas claro que cada um possui características específicas. 

Por um lado, can indica habilidade ou capacidade no tempo presente, aparecendo em perguntas que buscam questionar se alguém  é capaz de realizar algo no momento atual, como Can you read? ou Can you cook?

Por outro lado, o verbo modal could expressa as mesmas ideias, mas com destaque para o tempo passado, aparecendo em perguntas que questionam se alguém  já teve habilidades que pode não ter mais no tempo presente, como Could you run faster when you were younger? 

Além disso, could também pode ser usado para expressar uma possibilidade no futuro, como em I could buy a new car by the end of the year if I save up enough money.

Para além dessas formas, can e could podem aparecer nas frases também como uma ordem, como em Do the urgent task first, then you can take a rest., ou um pedido, como em Could you bring me home after the party?.

Exemplos de frases com Can e Could

Como explicamos, o verbo modal can é usado para expressar ideia de habilidade no tempo presente. Confira alguns exemplos:

I can speak Portuguese.

I can cook lasagna.

I can ride a bike, but I can’t drive a car.

Enquanto isso, could indica essa ideia de habilidade no tempo passado:

I could play soccer when I was a child.

I could work more hours when I was younger.

I could play the guitar a few years ago, but now I can.

Dica para memorizar

Para facilitar a compreensão de como utilizar  can e could de forma adequada, é importante entender as diferenças entre eles, que muitas vezes podem ser traduzidos da mesma forma, mas não são palavras sinônimas ou que substituem uma à outra.

A principal dica para facilitar a compreensão é entender que can indica habilidade, capacidade ou permissão no tempo presente, enquanto could representa as mesmas ideias no passado, como possibilidade futura ou um pedido educado no presente.

Conclusão

Neste texto vimos a importância dos verbos modais para estabelecer uma comunicação mais fluida e coesa na língua inglesa, garantindo assim que o falante consiga desenvolver um diálogo de forma mais adequada com seus interlocutores e evite confusões ou interpretações erradas das suas comunicações.

Entre os verbos modais, destacamos aqui can e could, que apesar de algumas vezes serem traduzidos da mesma forma no português, possuem aplicações diferentes na língua inglesa.

Ambos os verbos são usados para expressar habilidade ou possibilidade em diferentes tempos verbais. 

Enquanto can expressa ideia de capacidade no tempo presente,  could expressa ideia de capacidade no tempo passado, ou uma possibilidade futura.

Por fim, para facilitar a compreensão e memorização dos estudantes é importante destacar que os verbos não são sinônimos exatos e têm usos distintos, por isso, praticar e observar exemplos de uso de cada um pode ajudar a fixar essas diferenças na memória.

Gostou deste conteúdo? Então, conheça a Richmond Solution: a solução ideal para a escola que busca um ensino integral de idiomas!

Artigos Relacionados

Menu