5 passos para aumentar a retenção de alunos na sua escola

Crianças da educação infantil correndo.

A atração e a retenção de alunos são assuntos que sempre aparecem nas pautas da gestão escolar. Afinal, a taxa de retenção é uma das métricas mais importantes para avaliar o desempenho de uma instituição de ensino.  

Além de manter a saúde financeira e ressaltar a credibilidade da escola, reter estudantes ajuda a manter um padrão de qualidade de ensino e desempenho.  

Confira 5 passos para aumentar a retenção de alunos na sua escola: 

1. Conheça seu cliente 

Compreender as necessidades de cada estudante é fundamental para garantir uma boa jornada de aprendizagem. Isso por sua vez está diretamente ligado à trivialidade da escola conhecer a composição do núcleo familiar de cada estudante, bem como a relação entre eles e o motivo pelo qual escolheram sua instituição, por exemplo.  

Vale ressaltar que essas informações podem – e devem – ser utilizadas para criar ou alimentar um banco de dados sobre o perfil dos alunos e suas famílias – o que posteriormente pode ser muito útil para auxiliar a escola em suas tomadas de decisão.  

2. Observe o comportamento dos alunos 

Notas, presença nas aulas e participação nas atividades escolares são alguns fatores importantes para determinar se a jornada do estudante está sendo positiva ou não. Identificar padrões dentro desses tópicos ajudam a escola a recalcular rotas e tratar as questões da melhor maneira possível.  

3. Analise a evasão dos alunos e trace estratégias para evitá-la 

De modo geral, o período de maior evasão de alunos acontece no momento de transição do 5° ano para o 6° ano e do Ensino Fundamental para o Ensino Médio. Isso ocorre, em grande parte, em virtude da expectativa dos pais para a nova faixa etária dos filhos.  

Nesse sentido, a adoção de soluções educacionais para o ensino de inglês se mostra uma ótima oportunidade para captar e reter alunos. Ao promover uma educação simultânea em dois idiomas e outros programas de formação, a escola aumenta sua proposta de valor e oferece um ensino completo aos estudantes – pontos bastante atrativos para as famílias.  

Você sabia que Richmond Solution conta com um programa de dupla certificação? O Richmond High School permite que os estudantes cursem disciplinas do currículo norte-americano e recebam, ao final do Ensino Médio, o diploma brasileiro e o American High School Diploma. 

4. Mantenha um bom relacionamento com os pais e responsáveis 

De modo geral, a chave para um bom relacionamento é a comunicação. E, quando o assunto é retenção de alunos, manter um bom diálogo com os pais e responsáveis é indispensável para a escola.  

Um dos objetivos de Richmond Solution é envolver mais os pais no desenvolvimento acadêmico de seus filhos. Com o Richmond Solution Parents App, as famílias podem acompanhar o progresso de seus filhos nas aulas, o que estão aprendendo e o que vão aprender. Além disso, também podem ver as avaliações, tarefas pendentes e as que estão prestes a expirar.  

5. Invista em campanhas de matrículas atrativas 

A campanha de matrículas é primordial para a retenção e atração de novos alunos, por isso, conquistar o coração dos pais e dos estudantes é essencial para as escolas. Explorar os potenciais, as qualidades e os diferenciais da sua escola, bem como apresentar as novidades que esperam os estudantes são ótimas estratégias para colocar sua instituição de ensino em evidência.  

Com o intuito de auxiliar as escolas parceiras nas campanhas de matrículas, Richmond Solution conta com diversas soluções em marketing educacional. Uma delas é um pacote de peças pré-prontas que podem ser personalizadas com as informações de cada escola e utilizadas tanto nas redes digitais como na comunicação off-line

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