O Girassol (Toquinho/Vinicius)
Sempre que o Sol
Pinta de anil
Todo céu
O girassol
Fica um gentil
Carrossel
Roda, roda, roda
Carrossel
Roda, roda, roda
Rodador
Vai rodando, dando mel
Vai rodando, dando flor
Roda, roda, roda
Carrossel
Gira, gira, gira
Girassol
Redondinho como o céu
Marelinho como o Sol
O que mais chama a nossa atenção quando vemos um girassol? O tamanho? O contraste forte de suas cores? Ou o seu centro, seu miolo? Pois bem, o conjunto faz do girassol uma flor única, especial. Para muitas culturas, é sinônimo de abundância, longevidade, poder, calor, nutrição, felicidade…
E é sobre tudo isso o nosso papo de hoje. Estamos fazendo um convite para uma analogia: os nossos filhos são como girassóis. Caules de até três metros de altura, buscando a luz e sempre em movimento. Esperamos que o futuro de nossos filhos traga grandes possibilidades. Desejamos que eles possam ser protagonistas de sua própria vida, capazes de exercer o poder da própria construção e caminhada independente, nutridos pelo desejo de sempre serem melhores para si e para o todo. Queremos que nossos filhos sejam felizes e, para que isso aconteça de forma genuína, é preciso que deixemos de pensar apenas no individual e passemos a ver o mundo com olhos do coletivo. Afinal, não somos apenas um, mas somos muitos que formam um, um planeta.
A educação no século 21 tem buscado formas de fortalecer a base da caminhada de cada sujeito, rumo ao seu papel global no planeta. Para isso, as metodologias ativas exercem um papel fundamental. Nas metodologias ativas, o aluno ocupa o centro do processo de aprendizagem, desenvolvendo habilidades e competências que se entrelaçam num ciclo virtuoso de reflexão e crescimento. Elas exigem que o aluno desenvolva um amadurecimento próprio daqueles que são protagonistas da própria vida, pois estão engajados e ativos (como fala o próprio nome) durante a caminhada.
Atividades que instigam e convidam à resolução de problemas, trabalho colaborativo para desenvolvimento de projetos, trazer atividades para as aulas através de jogos e campeonatos, pedir que os alunos apresentem seminários sobre conteúdos, colocando-os no centro do processo, são alguns dos fortes exemplos de metodologias ativas.
Elas ajudam no maior entendimento e aquisição, aumentando o interesse dos alunos nos conteúdos vivenciados. Estimulam a independência, pensamentos crítico e criativo, porque focam mais no porquê da aprendizagem. Com elas, o professor formaliza seu papel de facilitador e guia, desenvolvendo e implementando atividades que são mais centradas nos alunos, como ferramenta fundamental de todo o processo.
Realmente, através do uso de metodologias ativas, o aprendente passa a se nutrir de tudo o que precisa para desenvolver suas potencialidades e crescer, chegando aos três metros do girassol, buscando a luz do entendimento ativo para a compreensão do mundo e da sociedade em que está inserido, estando sempre em movimento e percebendo o mundo como fonte abundante de inspiração para essas movimentações. Movimentações que geram energia, calor que só a felicidade dos que caminham com as próprias pernas e fazem a diferença através de suas construções podem entender e vivenciar. Um carrossel de emoções e criações para um planeta que não para de girar. Como um girassol.