O ensino baseado em metodologias ativas está centrado no aluno. Nele, a aprendizagem é compreendida como um processo construtivo e o estudante, como um agente ativo no centro desse processo. A aprendizagem não é considerada apenas recepção e acúmulo de informações, como em outras metodologias. Os alunos devem participar ativamente do processo e pensar sobre o que estão fazendo. Esse talvez seja o principal objetivo imediato das metodologias ativas: fazer com que os estudantes pensem.
Um elemento-chave neste tipo de metodologia é o desenvolvimento de habilidades metacognitivas, que permitem ao aluno avaliar o grau de dificuldade dos problemas; identificar se realmente entendeu um texto lido; utilizar estratégias distintas para compreendê-lo; e avaliar seu progresso na aquisição do conhecimento. Esse tipo de aprendizagem é conhecido como autodirigida.
Além de habilidades metacognitivas, os estudantes aumentam sua autoconfiança, autodisciplina e autocontrole; por isso, tornam-se mais autônomos. Neste tipo de aprendizagem também se trabalha em equipe e os estudantes discutem e avaliam com frequência o que aprendem, além de desenvolverem uma variedade de habilidades sociais.
As metodologias ativas ressaltam a necessidade de o ensino se dar no contexto de problemas do mundo real. Contextualizar o ensino ajuda a motivar os estudantes e faz com que eles tenham uma atitude positiva em relação à aprendizagem, que também se torna mais significativa e, portanto, memorável. Desses princípios se desprendem os componentes básicos de todas as metodologias ativas de aprendizagem e que foram descritos por David Johnson, Roger Johnson e Karl Smith (2012), pesquisadores da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos.
Os componentes básicos das metodologias ativas são:
• Situação: é dado o contexto do problema, projeto ou caso e são estabelecidos papéis para os estudantes.
• Trabalho em grupo: os estudantes atuam em grupos pequenos ou grandes, nos quais é preciso dividir o trabalho e os papéis para completar a tarefa.
• Resolução de problemas: os problemas a serem resolvidos, em geral, são complexos e exigem que os estudantes pesquisem e coloquem em prática processos de pensamento igualmente complexos.
• Descoberta de novos conhecimentos: os estudantes precisam refletir sobre o que sabem e o que precisam saber para resolver os problemas. Desse modo, buscam novos conhecimentos para concluir a tarefa.
• Problemas baseados no mundo real: isso faz com que a aprendizagem seja mais significativa para os alunos e busca fazê-los entender que existem vários caminhos que podem levar à resolução de um problema.
Cada metodologia ativa apresenta características particulares, que enfatizam uma ou outra área do conhecimento.
A aprendizagem ativa é mais efetiva porque envolve os estudantes no seu processo, oferece ao professor a possibilidade de “personalizar” o ensino e o torna mais inclusivo.
Entre as metodologias ativas mais populares, destacamos:
Sala de aula invertida
A sala de aula invertida, chamada de flipped classroom em inglês, é um modelo de ensino que inverte a tradicional dinâmica de sala de aula. Neste modelo, os alunos têm acesso ao conteúdo da aula fora da sala de aula antes da aula presencial, geralmente por meio de vídeos, textos ou materiais online. Posteriormente, em sala de aula, eles trabalham ativamente com o conteúdo já visto, fazem perguntas, esclarecem dúvidas, resolvem problemas e participam de discussões, enquanto o professor atua como facilitador e orientador. Essa metodologia promove maior engajamento dos alunos.
Aprendizagem cooperativa
A aprendizagem cooperativa é uma abordagem educacional que enfatiza a colaboração entre os alunos para atingir objetivos de aprendizado comuns. Nesse método, os estudantes trabalham juntos em grupos para discutir tópicos, resolver problemas, compartilhar conhecimento e aprender coletivamente.
Aprendizagem baseada em projetos
Abordagem educacional que coloca os alunos no centro do processo de aprendizagem, envolvendo-os em projetos significativos e do mundo real. De acordo com este método, os alunos trabalham em projetos que requerem investigação, colaboração e resolução de problemas para alcançar resultados, preferencialmente em contextos relacionados à sua vivência.
Aprendizagem baseada no pensamento
Esta metodologia ativa vai além do conteúdo, já que garante que os alunos aprendam a pensar e tenham a oportunidade de resolver problemas do mundo real. Além disso, a aprendizagem baseada no pensamento os incentiva a considerar diferentes opções e avaliar qual é a melhor na resolução de um problema. Dessa forma, o processo de aprendizagem não depende da memorização, mas sim da internalização dos conteúdos.
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