Sempre buscamos e queremos o melhor para nossos filhos. Já estamos há 1 quarto do século 21 e as coisas parecem estar mais rápidas do que ousamos imaginar, não é mesmo? Pois bem, pensar nos nossos filhos traz a importante decisão de escolher a escola que melhor se adequa aos nossos valores de família e também a que mais vai oferecer aos nossos filhos oportunidades de desenvolvimento. O século 21 é globalizado. Fato. Estamos mais conectados que nunca, e inglês é a língua das conexões. Não podemos ser sem as conexões das relações. São elas que nos oferecem mais conhecimento e experiências de vida que forjam nosso caráter.
O bilinguismo veio para ficar. Escolher a educação bilíngue tem sido um imperativo global. Aprender uma segunda língua traz um diferencial para o aprendente, independente de sua idade. Para nossos filhos, estudar numa escola bilíngue traz a certeza de vários benefícios para seu futuro, inclusive para sua caminhada de aprendente. Não se preocupe se seu filho não começou a vida escolar em uma escola bilíngue. Aprender uma língua ativa mudanças estruturais no cérebro e, apesar das crianças apresentarem mais neuroplasticidade que os adultos, sempre que somos expostos a uma nova língua, nosso cérebro começa a formar conexões neurais que são responsáveis pelo processamento de sons, vocabulário e gramática. Não se angustiem com o momento que vocês colocaram seus filhos numa escola bilíngue. A aprendizagem vai acontecer e eles serão beneficiados de inúmeras formas com esse aprendizado. Por exemplo, estudos têm provado que a aquisição de uma nova língua pode desenvolver habilidades cognitivas como memória, atenção, desenvolvimento de estratégias para estruturar as línguas aprendidas, a capacidade de trocar de língua ao comunicar e entender as nuances culturais de cada idioma aprendido.
Para melhor dar suporte aos nossos filhos, podemos utilizar estratégias simples que podem enriquecer e fomentar o aprendizado bilíngue de nossos filhos:
- Somos vários, mas somos um: somos um só planeta, mas a multiculturalidade é nossa maior arma pela paz e pela construção para um mundo melhor. Incentive conversas com seus filhos sobre as diferenças culturais entre o Brasil e os países que falam a língua inglesa, e até os demais países do mundo. Aprender uma segunda língua abre portas para a construção da tolerância cultural e o respeito à diversidade. Uma escola bilíngue oferece oportunidades em sala e nos espaços escolares para o desenvolvimento desse olhar multicultural tanto para os seus alunos como para toda a comunidade educativa – pais e professores. Aproveite e expanda os horizontes de sua família!
- Para acompanhar o desenvolvimento linguístico de seus filhos, estabeleça parceria com a escola. O diálogo constante com os professores vai ajudá-los a ter uma visão mais completa do desenvolvimento de seus filhos ao aprender tanto em português, como em inglês. Procure entender quais abordagens e metodologias são utilizadas pela escola e como você pode dar continuidade a esse trabalho em casa. A escola pode dar lista de sugestões de atividades, livros e sites/aplicativos que podem ajudar no desenvolvimento dos seus filhos.
- O uso de tecnologias e recursos digitais tem sido de imensa ajuda no desenvolvimento linguístico de aprendentes, independente da idade e do tempo de exposição à língua. A escola e o sistema de ensino adotados podem oferecer uma grande gama de ferramentas tecnológicas para serem utilizadas em casa. É importante, no entanto, buscar um balanço entre as formas de atividades utilizadas e o tempo de tela. A ludicidade no aprendizado de línguas é uma carta na manga e um fator muito importante. No entanto, as interações familiares – mesmo que os pais não falem a língua – fazem toda a diferença.
- Lembram quando falei que o mundo está globalizado e as conexões são importantes? Pois bem, as conexões começam em casa. Mesmo que você não fale inglês, não se deixe intimidar por esse fato. A linguagem do amor é soberana e existem muitas coisas que você pode vivenciar com os seus filhos na experiência bilíngue: procure criar momentos em que vocês possam conversar sobre o que eles estão aprendendo na escola e até pedir que eles lhes ensinem algumas coisas. Vocês podem criar momentos de jogos entre pais e filhos, como jogos da memória em inglês e português, jogos digitais, leituras antes de dormir, criar até um calendário bilíngue para colocar na cozinha, por exemplo. O importante é estar junto de seus filhos nessa caminhada. Aprender juntos, criando memórias afetivas.
- Existe um tempo para cada coisa e cada um tem seu tempo. Cada criança tem seu próprio ritmo e maneira de internalizar o aprendizado. É imperativo que sejamos pacientes e persistentes. O processo de adaptação à segunda língua pode ter altos e baixos e requer que não desistamos, mas que sejamos amorosos e reforcemos a parceria com escola. Criar um ambiente acolhedor para que erros sejam cometidos facilita o processo de aprendizagem. Afinal, não nascemos falando português, não é mesmo? Também vivemos, todos nós, a caminhada de aprender uma língua. O caminho pode levar a uma língua, mas ainda é um caminho que precisa ser respeitado e sedimentado com amor e motivação.
- Converse com outros pais que estão vivenciando as mesmas experiências que vocês. Essas conexões também são importantes e geram uma rede de apoio junto com os professores. Afinal, “teamwork makes the dreamwork” – o trabalho em equipe realiza os sonhos.
Isso mesmo! Teamwork! Lembrem de que não estamos sozinhos nessa caminhada em busca do melhor para nossos filhos! A escola, os professores e os outros pais estão no mesmo barco junto conosco e com nossos filhos. Somos uma grande comunidade com o objetivo de aprender a língua que celebra as conexões globais e a parceria planetária.