Você consegue listar alguns protagonistas de filmes e histórias que você leu ou assistiu? Ser protagonista em um livro ou de um filme significa ser a personagem que lidera a história. Ela toma decisões baseadas em seus objetivos e faz a ação acontecer. A partir da personagem protagonista, muitas outras tramas se desenrolam. O que é ser protagonista de sua própria vida? Ser sujeito independente e autônomo é isso: poder tomar decisões sobre sua vida e fazer a diferença na sociedade. Ser indivíduo e coletivo ao mesmo tempo.
O mundo está mais consciente do papel dos pais e da educação para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Pais compreendem que precisam oferecer aos seus filhos mais oportunidades para vivenciar uma educação de qualidade. Essa parceria que deve ser estabelecida entre família e escola pode gerar grandes chances para que as crianças se sintam mais preparadas para fazer suas escolhas e buscar o seu protagonismo na sociedade em que vivem. Não somos protagonistas sozinhos. Precisamos do todo. Esse todo nos traz uma visão mais global e holística do nosso papel, da sociedade e do mundo em que vivemos.
A globalização derrubou barreiras entre países, e o inglês uniu a comunicação, trazendo mais chances de aprendizagem multicultural e diversa. Comunicação, multiculturalismo e diversidade são fatores de máxima importância no desenvolvimento de nossas crianças no século 21. Nunca foi tão necessário o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como nos dias de hoje. Elas são essenciais para que conexões sejam estabelecidas. São essas habilidades que nos ajudam a lidar com nossas emoções, construir relações saudáveis e vivenciar a empatia. No século 21, desenvolver tais habilidades significa entender emocionalmente o que outras pessoas sentem, conseguir ver as coisas através de seu ponto de vista e se imaginar em seu lugar. Enfim, perceber-se e perceber o outro!
Respeitar a diversidade, aprender através de diversas culturas, ser empático com as necessidades planetárias. Essas são habilidades essenciais ao protagonista do século 21. Aquele que pensa coletivo e não individualiza sua jornada porque sabe que é impossível ser ou construir sozinho. Ele sabe que o planeta exige sujeitos humanos e igualitaristas, que sintam essa empatia pelo holístico, pela abrangência que caracteriza o todo, o mundo, o Planeta. Para agir em um mundo globalizado, é importante poder comunicar suas ideais, experiências e partilhar os saberes. A língua inglesa vem como um lastro para essa comunicação global. Falar inglês no século 21 não é apenas ‘um algo a mais’, é fundamental. Nessa perspectiva, a comunicação começa em uma sala de aula que busca dar aos seus alunos oportunidades para saborear e construir os prazeres de ser ponte entre a ideia e a construção; a teoria e a prática; o sonho e o fazer acontecer; o figurante e o protagonista.
Então vocês, pai e mãe, estão certos. Vocês são protagonistas na construção de oportunidades melhores para seu filho. Juntos. Vocês e a escola. E é nesse compartilhamento, entre família e escola, que se fortalece esse sujeito protagonista de seu caminhar e co-autor de um mundo melhor, onde possamos sonhar e realizar a paz. Então, vamos? Família e escola. Juntos.
Vem!