O papel das plataformas educacionais na aprendizagem de idiomas

Crianças do ensino fundamental usando uniformes escolares azuis usando tablets digitais na mesa em sala de aula

A aprendizagem de idiomas encontrou uma excelente aliada na tecnologia. O uso de áudios e vídeos mudou a forma de trabalhar em sala de aula e fora dela. No entanto, ainda era preciso simplesmente confiar nos estudantes quando se propunha a eles uma tarefa. Essa situação mudou quando surgiram as plataformas educacionais. Apesar das muitas vantagens dessa ferramenta, poucos professores a usavam com regularidade. A maioria de nós sabia que o livro dava acesso a uma plataforma, mas na prática ainda a usávamos menos do que as fotocópias.

Então chegou o ano de 2020 e o mundo lançou todos nós, professores e estudantes, à parte mais profunda dessa piscina chamada tecnologia educacional. Todos lutamos para nos adaptar às aulas online. Todos aprendemos o que eram os recursos síncronos e assíncronos, e descobrimos muitos aplicativos e plataformas que nunca pensamos que poderíamos usar com nossos alunos no trabalho diário. As plataformas não eram novidade no começo de 2020, elas já existiam havia muito tempo.

Embora haja muitas plataformas como o Google Classroom (para atribuir tarefas e carregar recursos) ou o Flipgrid (para carregar vídeos) disponíveis gratuitamente, as plataformas que acompanham os livros didáticos costumam ser as salva-vidas dos professores porque incluem muitas atividades prontas para serem usadas e que acompanham os temas estudados em sala. Elas também permitem acompanhar o progresso, propor tarefas e inclusive provas.

A pandemia trouxe a integração de novas tecnologias, e é fundamental lembrar o que aprendemos e fazer com que as plataformas façam parte de nossas ferramentas cotidianas de ensino e aprendizagem.

Tomemos como exemplo a possibilidade de integrar plataformas de aprendizagem para ajudar os alunos a desenvolver habilidades de leitura, especificamente leitura extensiva. Realizar atividades curtas de compreensão leitora é bastante simples. O grande desafio é motivar os estudantes a escolher um livro ou uma revista no seu próprio tempo. Suponhamos que consigamos persuadi-los a ler fora da sala de aula: como podemos ter certeza de que estão lendo sem a necessidade de aplicar uma prova? Nesta situação, temos a oportunidade perfeita para que a tecnologia nos auxilie.

Como usar uma plataforma para aprimorar as habilidades leitoras

Para falar do uso das plataformas, vamos nos centrar na leitura extensiva (extensive reading). Faremos isso porque, apesar de a leitura extensiva ser a que trará aos estudantes mais benefícios a longo prazo, as outras habilidades de leitura recebem mais atenção nas aulas e nas atividades que normalmente encontramos nas plataformas. Para aplicar as seguintes ideias nas suas aulas, você precisa de uma plataforma de aprendizagem com uma biblioteca na qual haja vários temas, tipos e níveis de textos.

Fluência na leitura

Quando oferecemos aos alunos uma plataforma que combina textos e áudios, damos a eles uma ferramenta a mais. Vários estudos mostram que quando os estudantes escutam o que leem, sua fluência na leitura pode aumentar. O áudio proporciona modelos para uma leitura fluente. Também se observou que esta atividade permite aos alunos disléxicos mergulhar no significado do texto, já que diminui a importância da palavra impressa.

Melhorar a autonomia do aluno

Estudar em uma plataforma requer que os alunos trabalhem de forma mais independente do que o normal. As plataformas podem proporcionar as ferramentas necessárias para que esse trabalho independente seja mais efetivo. Elas incluem acesso a um dicionário, a modelos de pronúncia e atividades para monitorar sua compreensão leitora.

Cultivar o amor pela leitura

Um aspecto que uma biblioteca digital oferece aos alunos é o poder de escolha. Quando os estudantes escolhem o que querem ler, aprendem sobre si mesmos e sobre seus interesses. Mas deixá-los sozinhos em um mar de opções pode não ser tão boa ideia. Os professores podem ajudá-los a explorar essa biblioteca, oferecendo opções que se adaptem ao seu nível de proficiência no idioma e aos seus interesses. Dessa forma, reduzimos as possibilidades, mas ainda assim os deixamos escolher.

Richmond Solution oferece diferentes modalidades e ambientes de aprendizagem para que a sua escola alcance seus objetivos. Recentemente, conquistamos o selo da EdSurge, empresa que se juntou ao ISTE – Sociedade Internacional para Tecnologia em Educação para acelerar a inovação na educação. Assim, a ISTE reconhece a excelência entre produtos e plataformas no âmbito educacional e o selo EdSurge reconhece a Richmond Solution como uma empresa eficaz no uso da tecnologia como solução educacional, além de promover boas práticas que moldam o processo de ensino-aprendizagem.

Quer saber mais sobre a tecnologia educacional de Richmond Solution? Acesse o nosso site e agende uma conversa com um de nossos especialistas!
Falar com um especialista

Artigos Relacionados

Logo "Richmond Solution"
Categorias: Ensino de Inglês
Menu