Não é de hoje que se fala muito sobre a importância de dominar a língua inglesa como uma forma de se destacar na área acadêmica e no mercado de trabalho, conquistando oportunidades de carreira mais amplas.
Nesse ponto, os testes de proficiência em inglês funcionam como ferramentas muito úteis de avaliação individual do nível de fluência e compreensão da língua estrangeira, além de garantir uma certificação reconhecida internacionalmente, validando formalmente as suas habilidades e garantindo um novo horizonte de possibilidades profissionais, acadêmicas e pessoais.
Dessa forma, a certificação possibilitada pelos testes de proficiência em inglês promove também a autoconfiança do indivíduo, que se vê mais preparado para uma comunicação plena e eficaz na língua inglesa, além de contar com um documento que valida o seu nível de conhecimento e é reconhecido por instituições de ensino e empregadores em todo o mundo.
Venha saber mais sobre os benefícios de obter uma certificação internacional de proficiência em inglês, desde a abertura de oportunidades acadêmicas e profissionais até o desenvolvimento pessoal e cultural!
O que é o teste de proficiência em inglês?
Utilizado para avaliar as habilidades linguísticas de um candidato em situações reais de comunicação, o teste de proficiência em inglês busca garantir que um indivíduo tenha o domínio necessário na língua inglesa para se comunicar de forma efetiva em diversos contextos, tanto acadêmicos quanto pessoais e profissionais.
Tipos de teste de proficiência em inglês
Existem diversos tipos e níveis de testes de proficiência em inglês amplamente utilizados nas áreas acadêmicas e profissionais e que são reconhecidos por muitas instituições de ensino e empregadores. Os mais conhecidos são TOEFL, IELTS, TOEIC e os exames da Universidade de Cambridge.
O que é o IELTS?
O International English Language Testing System (IELTS) é um teste de proficiência em inglês reconhecido por mais de 12.500 organizações em mais de 140 países.
Esse teste avalia as competências linguísticas dos estudantes em áreas acadêmicas e gerais, garantindo uma avaliação completa da fluência em inglês em um sistema de nota que vai de 0 a 9, podendo ser realizado repetidas vezes até o estudante alcançar o resultado desejado.
Existem dois tipos de IELTS:
- IELTS Academic: voltado para quem deseja estudar em instituições de ensino superior no exterior;
- IELTS General Training: indicado para quem busca experiências de trabalho ou imigração em países de língua inglesa.
O que é o TOEFL?
O Test of English as a Foreign Language (TOEFL) é um teste de proficiência em inglês padronizado para estudantes que desejam ingressar em universidades no exterior. É um documento exigido pelas instituições de ensino para garantir que o estudante possui o domínio necessário da língua a fim de possibilitar o seu sucesso acadêmico.
Com uma nota que varia entre 0 e 120 pontos, o TOEFL é formado por quatro seções de 30 pontos cada – Reading, Writing, Speaking e Listening – que avaliam o candidato em diferentes habilidades linguísticas, como leitura, escrita, fala e compreensão auditiva.
O que é o TOEIC?
O Test of English for International Communication (TOEIC) é um teste de proficiência em inglês voltado para avaliar a comunicação no ambiente de trabalho.
Muito requisitado por empresas e organizações internacionais, o teste avalia a capacidade dos candidatos de se comunicar de forma eficaz em contextos profissionais diversos, examinando habilidades práticas de inglês em situações cotidianas do ambiente corporativo.
Assim, o TOEIC tradicionalmente envolve questões que abordam cenários típicos de trabalho, como reuniões, apresentações orais e escritas, além de interações entre colegas.
O que são os exames de Cambridge?
Outro tipo de teste de proficiência em inglês são os exames da Universidade de Cambridge, que avaliam habilidades linguísticas diversas dos estudantes e contam com certificações reconhecidas internacionalmente.
Os exames são oferecidos em modalidades diferentes e são adaptados a níveis variados de domínio da língua, avaliando as competências dos estudantes na conversação, leitura, escrita e compreensão auditiva.
Importância do teste de proficiência
Como estamos ressaltando ao longo do texto, os testes de proficiência em inglês são muito importantes para avaliar o conhecimento geral dos estudantes sobre a língua inglesa, indicando suas habilidades linguísticas como um nivelamento essencial para quem deseja estudar ou trabalhar no exterior.
Reconhecidos por instituições educacionais e empresas de todo o mundo, os testes de proficiência em inglês abrem portas para oportunidades acadêmicas e profissionais, além de garantir que os estudantes possuam as habilidades necessárias para se comunicar de forma eficaz em contextos diversos da vida pessoal, acadêmica e profissional.
Dessa forma, os testes de proficiência em inglês são muito benéficos para estudantes e profissionais que buscam uma oportunidade de estudo e trabalho em outros países, aumentando as suas chances de serem aceitos em programas internacionais ou em vagas de emprego desejadas.
Dicas para se preparar para um teste de proficiência
Confira abaixo algumas dicas práticas para ajudá-lo a se preparar para os testes de proficiência em inglês.
Estudo da gramática: a prática da gramática é essencial para entender e dominar as regras gramaticais da língua inglesa, facilitando o seu processo de se expressar corretamente e interpretar textos.
Estrutura das provas: entender os conteúdos que serão cobrados nas provas e o seu formato facilita a preparação do estudante, que pode treinar a partir de exames anteriores.
Cronograma de estudos: em todos os cenários de estudo, os cronogramas são muito úteis para organizar, equilibrar e distribuir os momentos de estudo ao longo da semana.
Descanso: o desempenho do estudante depende também do seu bem-estar; por isso, valorize o seu descanso, evitando estudar excessivamente e sem pausas.
Como a Richmond Solution pode te ajudar?
Na linha das certificações internacionais, a Richmond Solution possui certificações para docentes e alunos que comprovam concretamente o nível de aprendizagem alcançado.
Estão incluídas três certificações com reconhecimento internacional para estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, além da certificação para docentes. Ressaltamos que todas são oferecidas sem custo extra para a escola ou para as famílias.
A solução TOEFL Learning & Assessment Solution, por exemplo, engloba uma plataforma interativa de aprendizagem online projetada para apoiar o aprendizado e preparar os alunos para os exames de TOEFL, além de uma plataforma de capacitação e atualização em língua inglesa para professores com comprovante de conclusão de curso e certificação TOEFL para os estudantes do 5º e 9º anos do EF e da 3ª série do EM.
Assim, a Richmond Solution conta com um programa sólido de certificações que atendem às necessidades e ao contexto de cada escola. Além da certificação internacional, que acontece em momentos pontuais ao longo da jornada de aprendizagem, a metodologia de Richmond Solution contempla avaliações sistemáticas e constantes:
- Avaliação de diagnóstico: determina o ponto de partida do processo de aprendizagem, de acordo com o MCER;
- Avaliação de egresso: verifica o alcance dos objetivos propostos no final de um ciclo acadêmico; é o espelho da avaliação de diagnóstico;
- Provas de progresso: verificam o desenvolvimento das competências na língua inglesa a curto prazo em relação ao conteúdo visto;
- Simulados de provas padrão: focados na preparação dos alunos para a realização de um teste internacional de proficiência na língua inglesa.
Conclusão
Nesse texto conhecemos mais sobre os testes de proficiência em inglês e sua importância para os estudantes e profissionais que buscam avaliar os seus conhecimentos, mas também para aqueles que desejam uma oportunidade acadêmica ou de trabalho em instituições de ensino e empresas no exterior.
Entre os diversos tipos de testes de proficiência em inglês existentes, alguns se destacam como os mais reconhecidos por instituições de ensino e empregadores para admissões e contratações, como o TOEFL, o IELTS, o TOEIC e os exames de Cambridge.
Vimos que as certificações obtidas por meio desses testes trazem diversos benefícios para os candidatos, abrindo portas para oportunidades acadêmicas e profissionais, além de garantir que os estudantes possuam as habilidades necessárias para se comunicar de forma eficaz em contextos diversos da vida pessoal, acadêmica e profissional.
Gostou deste conteúdo? Então, conheça a Richmond Solution: a solução ideal para a escola que busca um ensino integral de idiomas!