Uso de tecnologia em sala de aula: como encontrar o equilíbrio?

Não é mais uma questão em aberto: a tecnologia chegou, de fato, para ficar no ecossistema da Educação. Especialmente em função da pandemia e da necessidade de rompermos com as limitações impostas pelo distanciamento social, esse recurso se fez totalmente presente em nosso dia a dia, conectando, como nunca, os mundos de dentro e fora da sala de aula.  

Por meio de tablets, computadores e smartphones, as possibilidades de ampliar as experiências antes atreladas apenas ao ambiente escolar são muitas, permitindo a oferta de diversas opções em termos de, por exemplo, aprendizagem, pesquisa, comunicação, planejamento, criação e distribuição de conteúdo. Tudo se torna mais rápido, prático e eficiente, estimulando alunos de todas as idades quando pensamos nos momentos de estudo.  

Mas como todas as faces da existência humana, é preciso questionar: em que medida devemos utilizar a tecnologia? Há limites que determinam o que faz bem e o que pode ser prejudicial?  

Sim, devemos sempre buscar o equilíbrio para incorporar qualquer tipo de inovação no ambiente das escolas. Ainda que a lista de benefícios ligados à tecnologia seja enorme, é necessário estabelecer limites. Dosar o tempo de uso de dispositivos eletrônicos, por exemplo, é uma ótima solução para que tenhamos tempo dedicado às atividades off-line, como brincadeiras, a leitura de conteúdos impressos e o relacionamento com amigos e familiares.  

Tudo indica que, hoje, escola e professores estão muito bem preparados para lidar com a mescla de recursos, proporcionando aulas e experiências otimizadas para cada faixa etária. Assim, tecnologia e atividades tidas como tradicionais se tornam complementares em nome da cocriação de um novo paradigma educacional.  

É nisso que acreditamos em Richmond Solution! E traduzimos essa proposta por meio de plataformas de aprendizagem que permitem fazer da tecnologia um elemento do cotidiano escolar, em total sintonia com o material didático físico e as tarefas habituais. Mas não paramos por aí: estamos ao lado dos professores, que são capacitados e orientados por meio da nossa assessoria acadêmica, impulsionando a revolução em andamento para que o ensino seja inovador e, ao mesmo tempo, o meio para que resultados significativos tomem vida. 

Artigos Relacionados

Menu